Como ser um filosofo

Todo profissional necessita ter certas características pessoais desenvolvidas de acordo com sua especialidade.

O Filósofo, como todo profissional que discute, argumenta e fundamenta seus pontos de vista sobre um problema, precisa ter facilidade de organizar e transmitir seu pensamento através de palavras. Esta qualidade deve ser bem apurada e é o que se chama raciocínio verbal e abstrato.

Espera-se do Filósofo, familiaridade e correção no uso da linguagem, demonstrada através do uso correto da grafia das palavras e de construções gramaticais adequadas. O uso correto da linguagem escrita e falada é necessário para qualquer campo de atuação, seja no magistério, seja na empresa onde é o crítico de arte, ou frente ao público para quem faz conferências, palestras, escreve artigos e obras etc.

Existem também traços de personalidade específicos para o bom desempenho do trabalho. Um desses traços é a meticulosidade, que dá possibilidade ao profissional de organizar racionalmente os (tens do seu estudo. Outro é a perseverança, que é o comportamento que se caracteriza pela persistência em se atingir alvos pré-traçados.

CURSO DE FORMAÇÃO

O curso de Filosofia tem duração média de 4 anos.

CURRÍCULO MIMIMO

— MATÉRIAS BÁSICAS (Resolução de 20-10-82 do Conselho Federal de Educação): História da Filosofia; Lógica; Teoria do Conhecimento; Ética; Filosofia Geral; Duas matérias sobre Ciências, sendo uma sobre Ciências Humanas; Estudos de Problemas Brasileiros e Educação Física.

Tags: ,