A ação do Fisioterapeuta tem por finalidade a cura e diminuição das incapacidades decorrentes de doenças, restaurando, desenvolvendo e conservando a capacidade física do paciente.
Para uma melhor compreensão, podemos definir as atividades do Fisioterapeuta como sendo:
— curar uma doença ou lesão:
— diminuir as incapacidades conseqüentes à doença ou lesão;
— desenvolver as capacidades remanescentes.
O Fisioterapeuta trabalha sob instruções médicas, embora se responsabilize diretamente pela execução do tratamento. Essas instruções vêm por meio do diagnóstico e posterior receita médica.
O trabalho do Fisioterapeuta, na área da saúde, é razoavelmente variado:
— ajuda a restabelecer deficiências musculares, ensinando aos pacientes a prática de exercícios físicos adequados, presidindo à utilização de aparelhos mecanicas auxiliares;
— aplica massagens e manipulações do corpo;
— faz aplicações de luz natural e artificial, raios infravermelhos, ultravioletas ou elétricos (ondas curtas etc.)
— aplica banhos e duchas e outros tratamentos hidroterápicos.
Vemos, assim, que o Fisioterapeuta utiliza recursos físicos e aparelhos especiais na execução de seu trabalho.
Fazendo parte da medicina curativa, a Fisioterapia atua junto ao paciente em duas fases: pré e pós-operatória. Na primeira fase, orienta e prepara o doente para a cirurgia. Na segunda, cuida de sua recuperação.
Além dessas atividades, o Fisioterapeuta dirige e orienta serviços fisioterápicos em órgãos e estabelecimentos públicos ou privados. Planeja e orienta as atividades fisioterápicas de cada paciente, em função seu quadro clínico. Presta assessoria técnica em serviços terapêuticos e estéticos.
CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
O campo de atuação da Fisioterapia é muito vasto.
O Fisioterapeuta trabalha em Centros de Reabilitação, Hospitais ou Cl (nicas, Consultórios Médicos, Estabelecimentos de Ensino, Instituições Científicas ou de Pesquisa, Instituições Recreativas ou Esportivas, podendo trabalhar por conta própria.
Na parte médica, o Fisioterapeuta pode atuar em várias áreas, como a cardiologia, a pneumologia, geriatria e obstetrícia, ortopedia, neurologia e traumatologia, dermatologia, psiquiatria e pediatria etc.
O Fisioterapeuta pode, também, trabalhar a domicílio, como profissional autônomo, aplicando na própria casa do paciente os diversos métodos fisioterápicos. A profissão dá-lhe, além disso, direito de dirigir serviços em estabelecimentos públicos ou privados e exercer o Magistério nas disciplinas de formação básica ou profissional de Nível Técnico ou Superior.
REQUISITOS PESSOAIS
Todas as pessoas possuem uma série de qualidades inerentes e pessoais, próprias de sua natureza, sua capacidade física até mesmo de sua educação e de seu grupo social.
Assim, há algumas qualidades que facilitam ao profissional que abraça uma determinada carreira o exercício da profissão escolhida.
Especificamente falando do Fisioterapeuta, certas aptidões referentes à área psicosocial devem ser ressaltadas.
Raciocínio abstrato: para estabelecer relações psicomédicas através de estímulos verbais. Esta é uma conaição necessária para a perfeita compreensão dos diagnósticos e receitas médicas.
— Rapidez e exatidão: são exigidas para que o seu trabalho seja feito com êxito sem prejudicar a saúde dos pacientes.
— meticulosidade; pois os detalhes são importantes para a percepção das deficiências físicas do paciente.
— sociabilidade e desembaraço: — estas são qualidades essenciais para o Fisio-terapeuta, pois ele lida com pessoas nem sempre maleáveis. Portanto, seu grau de paciência, abnegação e diplomacia é fator preponderante para o bom desempenho de sua profissão.