Curso de formação de Geologo

A formação profissional do Geólogo é realizada por meio do Curso de Geologia, em nível superior (3° grau). Esse curso tem a duração de cinco anos com horário integral.

A Geologia exige dos alunos uma dedicação total aos estudos, já que nas férias eles têm de viajar para realizar os estágios de campo.

Os estágios nas empresas são iniciados a partir do final do segundo ano, não sendo difícil consegui-los pois o campo de trabalho é muito extenso.

A carga horária exigida para o curso é de 4.005 horas.

Após o término do curso é conferido ao aluno o grau de Geólogo.

CURRICULO MINIMO

O currículo mínimo do curso de Geologia, aprovado pela Resolução n 3°, de 20 de janeiro de 1975, publicada no Diário Oficial da União de 26.03.1975, compreende Matérias Básicas e Matérias de Formação Profissional.

MATÉRIAS BÁSICAS: Matemática (Cálculo Diferencial, Integral e Numérico, Álgebra Linear, Geometria Descritiva e Analítica e Estatística); Química (Geral, Orgânica, Inorgânica, Analítica e Físico-Química); Física (Mecânica, Acústica, Calor, Eletricidade, Magnetismo, ótica e Elementos de Física Atômica e Nuclear).
MATÉRIAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Geomorfologia; Topografia e Desenho Geológico; Geologia-Geral; Geologia Estrutural; Geologia Económica; Geologia do Brasil; Mineralogia; Patrologia; Prospecção e Geofísica; Estratigrafia e Sedimentologia; Paleontologia e Geologia H istórica; Fotogeologia; Recursos Energéticos; Geologia do Brasil.

ESPECIALIZAÇÕES PROFISSIONAIS

De acordo com o artigo 1° da Portaria GR n° 18°, de 14 de setembro de 1°86, “os cursos de pós-graduação têm por objetivo aperfeiçoar a formação do graduado em Geologia e orientá-lo de maneira a favorecer um entrosamento entre o ensino e a pesquisa”.

Os cursos de Pós-Graduação do Instituto de Geociências e Astronomia da USP visam a formação de professores, pesquisadores e profissionais especializados nas seguintes áreas:
— Mineralogia e Petrografia;
— Geologia Geral e de Aplicação;
— Paleontologia e Estratigrafia.

O curso compreende dois níveis de formação: Mestrado e Doutorado. Nele acham-se incluídas disciplinas de pós-graduação, seminários, trabalhos de campo e elaboração de uma dissertação (exigida para a obtenção do grau de Mestre), ou tese (exigida para obtenção do grau de Doutor).

Os cursos de Mestrado e de Doutorado são ministrados com quarenta e quinze vagas anuais, respectivamente.

Nas diferentes áreas do curso de pós-graduação a Geologia oferece especializações em Cristalografia — estudo dos cristais; Estratigrafia — estudo da datação (idade) das rochas; Geofikica Aplicada e Pura — estudo dos fenômenos sísmicos, térmicos e magnéticos etc., para determinar a composição da terra; Geologia do Brasil — estudo da formação geológica do Brasil; Geologia Econômica — estudo da localização das jazidas minerais; Geologia Estrutural — estudo da estrutura da terra; Geologia de Engenharia — estudo de assuntos referentes à construção de estradas, açudes, grandes edifícios etc.; Geoquimica — estudo da origem das jazidas minerais; Hidrogeologia — estudo das éguas subterráneas; Mineralogia — estudo dos minerais, isoladamente; Paleontologia —estudo dos fósseis; Petrografia — estudo da composição e origem dos minerais e das rochas.

Além dos cursos acima mencionados que são ministrados nas faculdades de Geologia e Engenharia, algumas empresas também oferecem cursos de especialização, tais como:
— Departamento Nacional de Produção Mineral (D.N.P.M.);
— Cursos de especialização em Raio X e Petrografia;
— Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), estágios no exterior, para especialização;
— Petrobras S.A. — após dois anos de prática de campo, o Geólogo pode ter oportunidade de ser designado para cursos e estágios no país ou, eventualmente, no exterior.

Tags: , , ,