A Fonoaudiologia, em caráter científico sistematizado, é uma ciência nova no Brasil e seus profissionais recebem o nome de fonoaudiólogos.
O primeiro curso para formação de Fonoaudiólogos, no nosso pais, foi criado em 1°61, no Hospital das Clínicas de São Paulo. Anterior a ele, os problemas da comunicação humana eram tratados por pessoas treinadas às pressas, ou por médicos ou especialistas estrangeiros.
Inicialmente, o curso tinha a duração de um ano; depois passou a ser dado em dois anos, e atualmente, com exceção da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde o curso possui a duração de três, pois é dado em tempo integral, os demais são ministrados em quatro anos.
A Fonoaudiologia é uma profissão de grande valor para a sociedade, pois trata, de acordo com o professor Antonio Amorim, do estudo da linguagem e audição humana com a finalidade de constatar fenômenos, analisá-los, numa avaliação que conduz ao aperfeiçoamento da transmissão de conceitos, através da expressão oral e escrita.
O comportamento individual e social do homem depende, em grande parte, de uma linguagem correta e de uma audição normal.
Sem esses requisitos, a comunicação sofre alterações negativas, tornandodifícil a adaptação do indivíduo ao meio em que vive, dificultando, inclusive, sua aceitação em alguns locais de trabalho.
Portanto, sendo o homem um ser social e sua integração na sociedade dependendo fundamentalmente da comunicação, a Fonoaudiologia desempenha importante papel na sociedade.
É para que sejam reconhecidas suas qualidades de profissional indispensável no tratamento e no aperfeiçoamento da linguagem humana, que ele vem tentando, há algum tempo, situar-se em seu merecido lugar na área cientifica brasileira.