As especializações para o profissional de Filosofia são feitas em nível de Pês-Graduação. A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo mantém um Curso de pós-graduação em Filosofia, que tem a duração de dois anos letivos, no final dos quais, o aluno que for aprovado receberá o título de pós-graduação Continue Lendo…
Buscar Vagas
Como ser um filosofo
Todo profissional necessita ter certas características pessoais desenvolvidas de acordo com sua especialidade. O Filósofo, como todo profissional que discute, argumenta e fundamenta seus pontos de vista sobre um problema, precisa ter facilidade de organizar e transmitir seu pensamento através de palavras. Esta qualidade deve ser bem apurada e é o que se chama raciocínio Continue Lendo…
O que faz um filosofo
O profissional de Filosofia estuda, medita, discute e argumenta a respeito das verdades fundamentais da vida do homem e problemas metafísicos, isto é, problemas que tratam da essência das coisas e o conhecimento das causas primeiras e dos primeiros princípios do objeto ou problema que está sendo estudado. O Filósofo, entre outras coisas, investiga a Continue Lendo…
Instituto Brasileiro de Filosofia
Existem no Brasil algumas entidades que congregam os profissionais de Filosofia. O Instituto Brasileiro de Filosofia (IBF)) é uma associação civil que não visa lucros e que admite membros mediante indicação de dois sócios titulares. O IBF tem como fins oferecer cursos, conferências, seminários e fazer promoções, todas elas de interesse filosófico e cultural. Promove Continue Lendo…
Filosofia no Brasil
A Filosofia só se afirmou no Brasil a partir do século XIX. O país não teve grandes motivos que o levassem a uma reflexão filosófica de cunho nacional, e por isso essa ciência não apresentou alto grau de originalidade. Até ai, o país seguia as linhas do pensamento português, que tinha o mesmo espírito filosófico Continue Lendo…
Vaga para Emprego em Filosofia
A palavra Filosofia é formada de dois termos gregos: philein, que significa amigo e sophia, que significa sabedoria. A junção desses dois vocábulos tem o sentido de que o Filósofo não é um sábio, mas sim uma pessoa que se esforça para chegar à sabedoria. No período entre 800 e 500 a.C. que pode ser Continue Lendo…