Vaga para Emprego de Técnico em Farmácia

TÉCNICO EM FARMÁCIA – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES E CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O Técnico em Farmácia é o profissional que, sob a orientação e supervisão do Farmacêutico, auxilia na fabricação, no controle e na venda de medicamentos, produtos farmacêuticos e cosméticos.

Prepara medicamentos, insumos farmacêuticos e cosméticos, realizando operações de transferência da massa, divisão. transporte e medições e manipulando as fórmulas farmacêuticas e cosméticos como pílulas, comprimidos, pomadas, perfumes, batons e outros.

No controle de medicamentos, insumos farmacêuticos e cosméticos e matérias-primas, o Técnico cm Farmácia executa processos de análise onde são típicas as tarefas de pesagem, viscosimetria, titulação, colorimetria etc.

Freqüentemente terá como atividade o acondicionamento de medicamentos e cosméticos e os componentes das fórmulas destes, devendo transferir suas formas para seus respectivos recipientes e mantendo-os sob controle.
Ao preparar rótulos para medicamentos e cosméticos, o profissional deverá copiar de forma legível a receita aviada e ao indicar de maneira clara qual o procedimento do cliente para seu uso correto, principalmente no caso de retenção da receita na farmácia. Em seguida registrará a receita em livro próprio do estabelecimento, conferirá a fórmula final com a receita e o rótulo extraído e efetuará a colagem do rótulo e da etiqueta indicativa de cuidados especiais e advertências.

O zelo pela conservação dos medicamentos, matérias-primas e aparelhagem do estabelecimento em que trabalha deve ser uma constante de sua atuação. Para tanto existem alguns cuidados especiais como acondicionar convenientemente os medicamentos e matérias-primas, armazená-los em ambiente compatível com a estabilidade e manter o maquinaria e o ambiente de trabalho em perfeito estado de conservação e limpeza.

Suas atribuições de maior freqüência incluem também o controle do estoque geral do estabelecimento. Assim, o Técnico em Farmácia deverá manter uma lista de materiais em falta e procurar corrigir essa falta entrando em contato com os fabricantes e distribuidores.

Trabalhando como vendedor, o profissional deverá atender o cliente com delicadeza; vender especialidades farmacêuticas, produtos químicos e outros artigos de acordo com a ética e a legislação em vigor; receber as receitas para aviar; preencher as notas fiscais e trabalhar como representante de vendas de indústrias farmacêuticas e cosméticas.

Periodicamente auxilia no controle de entorpecentes, preenchendo os mapas e periódicos de entorpecentes e outras drogas e, esporadicamente, auxilia no balanço da firma, efetuando registros em livros adequados.

Eventualmente participa de campanhas sanitárias, fornecendo esclarecimentos população, e auxiliando em calamidades públicas, trabalhando de acordo com instruções recebidas ou conforme as necessidades mais urgentes.

O Técnico em Farmácia trabalha em estabelecimentos farmacêuticos oficiais e particulares, em laboratórios de indústrias farmacêuticas, ambulatórios médicos e hospitais.

REQUISITOS PESSOAIS

O raciocínio abstrato – facilidade para estabelecer relações e compreender símbolos a partir de estímulos verbais — o raciocínio espacial – capacidade de manipular mentalmente um objeto num espaço tridimensional, bem como visualizar formas estruturas e espaços, requisitos também necessários nas ciências e pesquisas, são indispensáveis ao Técnico em Farmácia em qualquer dos ramos de sua atuação.

A capacidade para compreender e raciocinar através de idéias manifestas por palavras, que define o raciocínio verbal, é importante para aquele que tem trato com as pessoas (clientes), a tónica de seu trabalho de atendimento. É comum, por exemplo, que ao Técnico em Farmácia sejam solicitadas explicações sobre a posologia dos remédios, os horários em que devem ser ingeridos etc. No trato com os clientes, então, tornam-se necessários, também, o uso da linguagem, a sociabilidade e o desembaraço.

A habilidade numérica é também indispensável ao Técnico em Farmácia, pois em seu trabalho freqüentemente deverá interpretar fórmulas químico-farmacêuticas.

A atenção concentrada é uma das características primordiais para que, ao executar uma tarefa como a manufatura de um medicamento, não ocorra a menor falha. Uma falha neste sentido poderia resultar em conseqüências incorrigíveis, já que as drogas são de ação direta no organismo humano.

Ao fabricar comprimidos mediante preparação e mistura de medicamentos, o Técnico em Farmácia necessita de exatidão, pois não poderá errar na dosagem dos elementos químicos.

Meticulosidade é qualidade necessária para o desempenho da profissão, pois as suas funções devem ser ordenadas para que o produto do trabalho seja o melhor possível.

É importante que o profissional tenha boa visão para a produção perfeita de medicamentos, pois inúmeras reações químicas feitas durante as pesquisas são reconhecíveis pelas suas cores.

ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS

Os Técnicos em Farmácia contam com certas associações profissionais que defendem os direitos da classe e contribuem para a constante atualização da profissão. São elas:
— Associação dos Proprietários e Oficiais de Farmácia;
— Sindicatos dos Práticos de Farmácia e dos Empregados no Comércio de Drogas, Medicamentos e Produtos Farmacêuticos.