Vaga para Emprego de Bioquimica

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

O Técnico em Bioquímica auxilia o Médico ou o Farmacêutico Bioquímico nas análises de organismos vivos, observando os mecanismos químicos de suas funções vitais, como respiração, digestão, crescimento e envelhecimento, para determinar a composição química desses organismos.

Estuda a ação química de alimentos, medicamentos, soros, hormônios e outras substâncias sobre tecidos e funções vitais, analisando os aspectos químicos da formação de anticorpos no sangue e outros fenômenos bioquímicos, para verificar os efeitos produzidos no organismo e determinar a adequação relativa de cada ele. mento.

Realiza experiências e estudos de bioquímica, auxiliando o Farmacêutico Bioquímico ou Médico no aperfeiçoamento ou criação de novos processos de conservação de alimentos e bebidas, produção de soros, vacinas, hormônios, purificação e tratamento de águas residuais, para permitir sua aplicação na indústria, medicina, saúde pública e outros campos.

Colabora na produção e no controle de alimentos industrializados e no exame das matérias primas utilizadas na fabricação dos produtos alimentícios, controlando a qualidade dos mesmos, através de análises bacteriológicas.

O Técnico em Bioquímica executa ou auxilia na execução de exames de laboratório (sangue, fezes, urina etc.), e análises bioquímicas, em pesquisa de tóxico em ambientes de trabalho, em análises micro-biológica em análises imunoquímicas.

A formação do Técnico em Bioquímica é justificada pelo fato de que, dentre as metas prioritárias definidas pelo Governo Federal, o profissional poderá atuar junto ao incremento na produção de matérias primas básicas da indústria farmacêutica, a implantação de uma tecnologia químico-farmacêutica que assegure independência ao país nesse setor; a produção de soros, vacinas, antibióticos para manutenção de estoques mínimos e intensificação dos mesmos, em casos de surtos epidemológicos; ao desenvolvimento de tec-nologia de alimentos, voltada aos problemas nacionais; ao controle e atendimento da área de saúde pública.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O campo de atuação do Técnico em Bioquímica abrange as indústrias farmacêuticas, alimentícias, de laticínios, de matérias-primas básicas para a indústria farmacêutica, laboratórios de análises clínicas, usinas, Institutos de Pesquisas Biológicas e outros.

REQUISITOS PESSOAIS

Para um bom desempenho da profissão, o Técnico em Bioquímica deverá apresentar algumas aptidões de natureza intelectual e física. Podemos citar o raciocínio abstrato (uma das características necessárias ao desempenho de qualquer f unção científica). Na pesquisa, por exemplo, possibilita sua visão e perspectivas futuras.

A habilidade numérica e exatidão são também características indispensáveis ao profissional, ao trabalhar com fórmulas químico-farmacêuticas, nas especificações de dosagem exata na solução do recipiente.

A atenção concentrada e meticulosidade são características primordiais para que, ao executar uma tarefa, como por exemplo o preparo de soluções, concentrações de substâncias, não ocorra a menor falha. Uma falha neste sentido poderia levar a conseqüências incorrigíveis, já que as drogas são de ação direta ao organismo humano.

Habilidade manual e boa visão são importantes ao Técnico em Bioquímica, para a produção perfeita de medicamentos ou para posterior análise de exames de laboratório (urina, fezes, sangue etc.), Pois inúmeras reações químicas feitas durante as pesquisas são reconhecíveis pelas suas cores características ou são reconheíveis após preparo de soluções.

REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO E CÓDIGO DE ÉTICA

A profissão de Técnico em Bioquímica não está regulamentada até o momento; conseqüentemente, não existe uma legislação que regule o exercício profissional, as atribuições etc., dos egressos dos cursos de Bioquímica, nem dos que exercem atividades nesta área sem formação acadêmica.

Aliado ao fato de não existir regulamentação da profissão para o Técnico em Bioqu (mica, não existe, também, um Código de Ética Profissional que regule os aspectos ligados aos direitos e deveres desse profissional.

ENTIDADES DE CLASSE

O Técnico em Bioquímica conta, para a defesa de seus direitos profissionais, com o sindicato da empresa a que estiver vinculado.

A partir de seu desligamento profissional desta empresa é automaticamente desligado do sindicato a que esteve vinculado. Será novamente sindicalizado quando empregar-se em outra empresa, no sindicato com que esta mantenha ligações.

CURSOS DE FORMAÇÃO

O curso de formação para o Técnico em Bioquímica tem a duração de 4 anos, incluindo o estágio obrigatório.

Já na série o aluno recebe o certificado de conclusão, podendo dar prosseguimento aos estudos a nível de 39 grau. Concluindo o 49 ano recebe o diploma de Técnico.

CURRÍCULO MÍNIMO

O currículo mínimo teve sua parte de Núcleo Comum fixada pela Resolução nP 8/71 do Conselho Federal de Educação e sua parte de Parte Diversificada fixada pela Deliberação nP 35/75 do Conselho Estadual de Educação.

– NÚCLEO COMUM: Comunicação e Expressão; Ciências; Estudos Sociais.
– ARTIGO 79 DA LEI N9 5.692/71: Educação Física; Educação Artística; Educação Moral e Cívica; Programas de Saúde; Ensino Religioso (para estabelecimentos oficiais).
– PARTE DIVERSIFICADA (Mínimos para cada habilitação profissional): Físico-Química; Química Orgânica; Análises Químicas e Biologias; Bioquímica; Técnicas Biológicas; Processos Industriais; Organização e Normas.